quinta-feira, abril 05, 2012

Livros Que Nos Quiseram Lixar

É um facto que quando Mascarenhas Barreto publicou o seu livro muita gente ficou indignada com ele por parecer uma história mal investigada, mal fundamentada e pouco provável. Eu sou uma das pessoas que se sentia assim e foi com o desejo de explicar melhor a teoria oficial do "Colombo tecelão Genovês" que iniciei os meus já 21 anos de pesquisas.


Em Portugal houve uma tentativa de derrubar Barreto muito bem planeada em que se juntaram vários autores de peso na comunidade académica para tal feito os quais conseguiram pelo menos tapar a vista a muitos mundialmente com uns pequenos livros que escreveram apoiando a "teoria" genovesa mas sem fazerem nenhuma investigação. Esses autores incluíam Vasco Graça Moura, Alfredo Pinheiro Marques, Luis de Albuquerque, Luís de LANCASTRE e TÁVORA, Luís de Mello Vaz de SÃO PAYO, e podemos dizer toda, ou quase toda, a comunidade cientifica e académica Portuguesa, os quais podem ver aqui no excelente blogue que apoia a Pseudo-História Colombina do Genovês Colombo.No qual blogue ainda hoje se apoia a fantasia do "tecelão Colombo" e destes livros mal documentados.  

Vários dos livros destes autores foram apoiados pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, os quais livros sempre eram-me referidos como a resposta a todas as questões sobre o "Colombo Português" e ainda continuam a ser utilizados em livros e na Wikipedia como as fontes a ler para refutar o "Colombo Português". Entretanto, tendo lido todos eles, excepto umas das cartas abertas de Luís de Mello Vaz de SÃO PAYO, posso dizer que de nada servem para iluminar as dúvidas sobre a vida do Almirante Colon e ainda causaram mais confusão por conterem informação errada, e contrária à documentação da vida do Almirante Colon.

Pelos vários erros contidos nestes livros, tirando fora as "Cartas Abertas" de São Payo que não li todas, mas nas que li tratam do tema correctamente, não devem de ser lidos por ninguém que queira saber da verdade. 
 Se os lerem devem de entender que estão a ler informação mal fundamentada e repetida de livros de outros autores anteriores e até inventada que continuam a lixar os leitores em crerem numa coisa em vez de os iluminar, porque existem tantas duvidas sobre a vida do Almirante que para se ter certezas será preciso meter tudo fora e começar de novo com uma investigação cientifica a todos os documentos para descartar todos os que foram fabricados pelos séculos fora.

Pena é que o dinheiro empregado para publicar os livrecos de repetição da fábula não tivesse sido empregado para irem investigar o tema e nos trazer informação correcta. 

Para melhor entenderem alguma das razões de não se apoiarem num destes livros, aconselha-se ler "O Mistério Colombo Revelado" o "Colombo Português-Novas Revelações" e ainda a seguinte leitura:


COLOMBINADAS (1)

PORTUGAL AND THE EUROPEAN DISCOVERY OF AMERICA
APRECIAÇÃO CRÍTICA AO LIVROChristopher Columbus and the Portuguese (de Alfredo Pinheiro Marques, Ed. INCM 1992)

Sem comentários:

Enviar um comentário