sexta-feira, julho 15, 2011

Quando Canta o Gallo?

 António Gallo, do Banco de S. George de Génova tem sido utilizado pelos partidários da teoria genovesa como a prova absoluta de que o Almirante das Índias nascera numa família de tecelões de Quinto na Génova e se trasformara no grande Almirante por meio de um mágico processo de "ascensão" se só pode ser comparada com aquela divina de Cristo. Como estas histórias italianas não fazem nenhum sentido no que toca à verdadeira vida do Almirante na Ibéria, aparentam logo como falsificações e de facto quem começa a investigar-las chega à conclusão que são mesmo falsificações dos italianos e que de nada servem para a história verdadeira. Este relato é atribuído ao Gallo e dito ser de 1506 ou 1508 mas já parece que não foi escrito nem por ele nem no século XVI mas séculos mais tarde. Aqui vão imagens de um estudo aos manuscritos do Gallo publicado em 1911 onde se vê que o Gallo de facto cantou muito tarde.


A imagem acima mostra a data dita ser a escritura de Gallo

A imagem acima mostra que dos 11 conhecidos manuscritos,
ou  relatos, apenas 4 comtém a história sobre "Comentario 
Colombiano" não sendo o original um dos 4.



Os manuscritos que contém o "Comentario Colombiano" são B, T, C, F:
Codice Britanico, nomeado pela letra B e escrito no Século XVII
Codice Torino  nomeado pela letra T e escrito no Século XVIII
Codice Civica de Génova nomeado pela letra C e escrito no Século XVII
Codice Federici nomeado pela letra F e escrito no Século XVII
Curiosamente o Codice guardado na Biblioteca de Kopenagen "Ms. antico  
fondo 
Reale n. 2205" escritura do século XVI - por tanto muito anterior  
aos codices 
Britanico, Torino, Civica e Federici -
 NÃO tem nenhum relato 
Colombiano! Porquê? Não estaria lá 
o século XVI 
quando nesta cópia foi feita e depois a "alma" do Gallo veio-a escrever no século XVII?
De novo, temos mais um documento relacionado com a "teoria genovesa" que merece ser atirado para o lixo resultado das diligências de Manuel Rosa.

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