sexta-feira, julho 15, 2011

Desapontamento sobre Apontamento

Segundo o senhor António Taveira aqui, este é a prova documental 
referenciada no jornal La Sampa, a 9 de Outubro de 1929. 


"Uno stemma della famiglia Colombo, diverso da quello abitualmente conosciuto, pubblicato dal quotidiano La Stampa di Torino il 9 ottobre 1929 e riportato dal «Codice delle Famiglie di Genova e loro origini», Fondo Regina di Svezia, XVI secolo, Biblioteca Vaticana di Roma, recita: «Colombi - Por reyno Castilla y por reyno Leonno. Mundo nuevo halio Colon - Tranno origine da Cogoreto, Quinto e Savona e vivono in Spagna li descendenti del Cristofaro, quali sono Prencipi e Signori di qualità - 1387. Domenico quondam Joanne de Quinto et filii qui sunt Christofaro, Bartolomeo, Giacomo: come in Atti di Gio. Gallo de Savona - 1492. Christofaro di Cogoreto fu valoroso in mare e trovò Terre nuove domandate le Indie per il Re di Spagna»."

Como qualquer um entende este desenho é posterior a 1493 quando as "armas" do Almirante foram modificadas pelos Reis Católicos não provando nada mais que os Italianos sabiam o desenho das armas novas do Almirante. O que queremos são provas anteriores a 1484, data em que o Almirante assumiu a sua nova identidade e não posteriores a 1493, data que se tornou famoso.

Estou a ver que este documento é tão autêntico como esta falsificação encontrada na Biblioteca Corsini de Romahttp://www.archive.org/stream/christophercolum03thacuoft#page/510/mode/2up

Estes documentos encontrados sem algum enquadramento dizendo "Génova" e "Quinto" e "Colombo" em vez de "Colon" e tentando fazer do Almirante uma coisa que não era, são todos suspeitos e não dignos de serem aceites antes de ser provado a sua autenticidade.
Por isso mantenho que o documento, que é suposto ser autentico e guardado no arquivo da Rainha Cristina no século XVII, isto antes de se saber que o tecelão era de Quinto aponta para uma falsificação feita depois dos Colombos de Quinto serem encontrados e assim sendo, tudo encontrado nas casas da "cosa nostra" ainda é mais suspeitoso. 
Se fosse encontrado na Suécia já eu teria outra opinião embora o documento em si pareça uma caricatura feita á pressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário