domingo, janeiro 25, 2009

Um intruso (?) em Mafra

Já num post de 11 Junho 2008 aqui foi referida a pintura do tecto numa sala do Palácio de Mafra onde está representado Colon.
Volto ao tema, após visita efectuada ao local, essencialmente para aqui colocar uma questão: Cristóvão Colon é um intruso em Mafra?
Porquê a pergunta?
Em primeiro lugar porque a pintura onde está representado Cristóvão Colon (não pode haver qualquer dúvida, pois o retratado no quadrante inferior esquerdo ostenta um letreiro com a legenda "A Castilla y a Leon Nuevo Mundo dio Colon"), localiza-se no tecto da
SALA DAS DESCOBERTAS ou DOS HERÓIS PORTUGUESES.
Em segundo lugar porque o texto explicativo afixado num pedestal diz o seguinte:
A pintura do tecto, datada do séc. XVIII, representa os feitos dos portugueses, Vasco da Gama vencendo o Adamastor, Pedro Álvares Cabral e um retrato do Infante D. Henrique. É da autoria de Cirilo Wolkmar Machado.

As paredes estavam ornadas com quadros representando "as façanhas dos Castros, Albuquerques, Almeidas e Mascarenhas", cujos apelidos ainda se encontram pintados nos medalhões das paredes, e que foram com D. João VI para o Brasil e não regressaram.
A sala é das descobertas ou dos heróis portugueses, a pintura representa QUATRO personagens, mas o texto explicativo omite, pura e simplesmente, um desses personagens - aquele que ostenta o letreiro "A Castilla y a Leon Nuevo Mundo dio Colon"

Coloquei a pergunta, mas deixo também a minha resposta:
Colon não é um intruso entre os Heróis Portugueses. Pelo menos não o era quando o tecto foi mandado pintar. Agora, nestes tempos, (e por quanto tempo?) é que parece inconveniente incluir o seu nome juntamente com os de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e o Infante D. Henrique.
Carlos Calado

8 comentários:

  1. José Manuel (Genève Suisse)

    http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=219566

    Há muito para divulgar...

    ResponderEliminar
  2. Há muito para divulgar...

    http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=219566

    José Manuel (Genève Suisse)

    ResponderEliminar
  3. Será que o Blog PH Colombina está a preparar algum artigo do género daquele que publicou sobre o canto X dos Lusíadas, onde escreveu que "ao contrário do que alguns possam pensar, Camões não estava a referir-se a Colombo"?
    Será que não é COLON que está representado na Sala das Descobertas ou dos Heróis Portugueses?

    Adamastor

    ResponderEliminar
  4. Os autores do Blog PH Colombina devem estar a investigar como foram meter um letreiro daqueles por cima da figura de Bartolomeu Dias. Talvez iram dizer que foi alguma coisa forjada séculos depois por algum pseudo-historiador para apoir uma fantástica teoria portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. Os quatro heróis são: Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Colombo.
    O autor, Cirilo Volkmar Machado, num manuscrito intitulado Descrição das Pinturas do Real Palácio de Mafra, que veio a ser publicado no Tomo 3 da Revista de Arqueologia (1936), esclarece-o.
    Eis o que escreveu sobre as personagens representadas.
    ---------------------------------------------------------------
    Infante:
    O retrato do Infante D. Henrique aparece ali sustentado pela Fama.
    A Cosmografia sentada sobre o globo terrestre ajuda a segurá-lo com a mão direita e com a esquerda pega no compasso e com ele aponta para o mar da Índia que tanto se desejava descobrir. Um génio desta ciência levanta entretanto o véu que teve por tantos séculos encoberta aquela parte do mundo.
    ---------------------------------------------------------------
    Vasco da Gama:
    O gigante Adamastor, com terrível aspecto, ameaça Vasco da Gama que o descobriu em 1497. O Herói intrépido não deixa de conservar o seu valor apesar da desigualdade das forças, turbado um pouco está mas não medroso e mostra querer resistir e acometer.
    ---------------------------------------------------------------
    Pedro Álvares Cabral:
    Foi lançado fora da sua rota pelas tempestades e descobriu casualmente o Brasil. Ele se vê neste painel como atónito e conduzido pelos ventos. Alguns dos quais o levam nos braços, outros o impelem com a força dos seus sopros. Um deles põe a mão em cima do Globo e lhe faz ver a terra Santa Cruz, a 1.ª que foi por ele descoberta naquela parte do mundo.
    ---------------------------------------------------------------
    Cristóvão Colombo:
    Cristóvão Colombo não é Português mas viveu entre nós, casou com uma Portuguesa, ofereceu aos Reis de Portugal os seus talentos e, se é verdade o que dizem muitos autores, achou entre os papéis do sogro que era piloto e nosso nacional as memórias de que se aproveitou para as ousadas descobertas que tão felizmente soube fazer. Os seus émulos, o caluniaram de modo que o fizeram transportar à Espanha carregado de ferros. Ele aparece ali neste estado de abatimento. A Perfídia o conduz, um génio olha e aponta para as terras que ele deixa conhecidas, outro acaba de escrever numa tabela, os seguintes versos que servirão depois no seu epitáfio: A Castilla y a Leon, nuevo mundo dió Collon.
    ---------------------------------------------------------------
    Pode confirmar em: http://www.cesdies.net/dfiles/dmmv/node/193
    http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=220071#lista

    ResponderEliminar
  6. Caros

    Permitam-me uma pergunta:

    Como podem Ventos que sopram de Oeste e Sudoeste, empurrar Cabral para Oeste???

    E já agora, Cirilo Wolkmar Machado (1748-1823) foi convidado em 1796, para decorar o Palácio de Mafra, onde viveu 11 anos, ou seja até 1807.
    Que eu saiba a 1º Invasão Francesa foi exactamente nesse ano....
    Ainda que as "Memórias" possam ter sido publicadas em 1823, ano da sua morte, nada garante que tenham sido escritas nesse ano, pelo contrário.
    Quantas vezes, ao longo da História, se tem utilizado a Arte para transmitir uma Mensagem que dadas as condicionantes políticas da época, não se pode veicular livremente.

    Melhores Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  7. Também me parece que a mensagem visual contradiz a mensagem escrita.
    Não vejo cabral a ser empurrado para o Brasil por ventos favoráveis, que seriam representados de uma forma mais "positiva". Vejo "seres demoníacos", irados, a impedir que Cabral se chegue ao Brasil. E também não vejo Vasco da Gama mas sim uma figura com a espada de Duarte Pacheco Pereira a vencer o Cabo da Boa Esperança como o fez Bartolomeu Dias. O tema central do quadro é o Mar Atlântico e a sua conquista pelos homens do Infante D. Henrique.

    Adamastor

    ResponderEliminar
  8. Para mim, o Centro é a Ilha das Sete Cidades.

    Pela Ilha das Sete Cidades, foi imperioso, descobrir o Caminho da Índia.

    Pela Ilha das Sete Cidades, foi necessário alterar Alcáçovas-Toledo, para Tordesilhas.

    A Ilha das Sete Cidades, por tanto tempo escondida, foi sempre o Centro da História de Portugal.

    Por ela, Cristóvão Colombo ficou refém, até hoje.

    O Caminho da Índia foi apenas a consequência.
    O Caminho da Índia foi a alternativa de Portugal à Rota da Seda.
    Não para comprar, mas sim para vender.

    Foi pela Ilha das Sete Cidades, que o poderosíssimo Infante Dom Henrique, legou toda a sua fortuna e o controle da Ordem de Cristo, ao Infante Dom Fernando.

    Foi pela Ilha das Sete Cidades que Dona Beatriz teve que ser herdeira do Infante Dom João.

    Foi pela Ilha das Sete Cidades que Dom Diogo, foi o Homem mais poderoso do Reino.

    Airmid

    ResponderEliminar