terça-feira, abril 29, 2008

Waldseemuller diz Colom "PORTUGUÊS" em 1516

Embora esta imagem está com pouca difinição e em Latim pode-se ver Christopher Columbus no inicio da 4ª linha e ao centro da linha "Português". Martin Waldseemuller fez este mapa em 1516 quando todo o mundo gritava aos quatro ventos que o descobridor era Genovês mas aparentemente Martin Waldseemuller não o sabia e em vez de dizer Castelhano disse PORTUGUÊS! Vamos tentar conseguir uma imagem com melhor definição mas por agora podem ler o texto em Inglês aqui: http://warpinghistory.blogspot.com/ no artigo "Wednesday, December 19, 2007 Translation of Large Text Block on Sheet 9 of 1516 Carta Marina by Martin Waldseemuller"

Vejam ainda este video sobre a suspeita do Pacifico ser já descoberto em 1507: http://www.loc.gov/today/cyberlc/feature_wdesc.php?rec=4019

4 comentários:

  1. Caro Manuel Rosa

    Obrigado por trazer sempre estas novidades bem reveladoras!Denominar Cólon como capitão português é espantoso e só demonstra a cumplicidade de Cólon com Portugal de forma muito subtil.
    Já imagino certos vultos, de olhos grandes vermelhos de pelo branco, a corar de raiva por mais uma pedra no sapato (risos)

    Melhores cumprimentos

    Marco

    ResponderEliminar
  2. "Denominar Cólon como capitão português é espantoso"

    Espantoso ?!
    Em 1516 achar esse facto "espantoso" é um eufemismo dos grandes.

    Todos os comentarios por parte dos pseudo-historia colombina sobre esta revelação são bem vindos!

    ResponderEliminar
  3. `Caro Marco,

    É espantoso sim que um homem que era "tido e vendido" como Genovês por todos os cantos da Europa fosse conhecido por Waldseemuller como um Capitão "Português" em 1516 já 10 anos depois de morto vendo que Colon NUNCA navegou como Capitão Português com aquele nome.
    Será que Waldseemuller sabia mais do que os outros? Ou saberia menos???????

    Estes detalhes só ajudam a provar que nem todo o mundo tinha concordância sobre quem o homem era.

    Cpts,
    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  4. Referencia no mapa em alta resolucao: http://www.alhambra-patronato.es/ria/bitstream/handle/10514/915/P-004364.jpg?sequence=1

    Mapa completo em alta resolucao: http://www.alhambra-patronato.es

    ResponderEliminar