quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O Mistério Colombo Revelado - Aprovado por Historiadores

Vários Historiadores e Professores deram os parabéns ao nosso livro logo que foi publicado em 2006. Em Setembro de 2007 recebeu-se uma carta do Historiador e Professor Joaquim Veríssimo Serrão concordando com os factos apresentados n'O Mistério Colombo Revelado. Hoje o O Mistério Colombo Revelado recebeu de novo a aprovação de um Historiador Licenciado nos EUA:


Dear Manuel Rosa and Mr. Eric Steele greetings:

I am a professor of History who specialize in 15th and 16th century Portuguese contacts
with West Africa. I focus on the Cape Verde Islands, and utilize Portuguese archival records
from this colony, to reconstruct African History. I do Portuguese paleography, and have a
Ph.D. in History (Johns Hopkins University, 1993).

My research on Columbus in West Africa supports your conclusions that he was a
Portuguese spy for King Joao II (1481-1495). This explains how Columbus was able
to sail to Elmina fort in modern-day Ghana, ca.1482-1485, and why he met with the
king when he returned from America in March 1493. It also explains where he received
the money he invested in his first voyage to America.

I am trying to get a DNA profile of the Columbus family because I want to work on
the Portuguese members of his family--wife, children, and others. Do you have any idea
how I could secure the DNA profile?

Sincerely

Trevor Hall, Ph.D.

11 comentários:

  1. O problema é que aqui em Portugal os historiadores poucas vezes são investigadores e não duvidam de muitas coisas escritas como as deveriam de duvidar.

    ResponderEliminar
  2. Os historiadores em Portugal tanto estudam e investigam que desmistificam toda esta pretensa certeza do Colombo português. Basta ir ao blog da Pseudo-História Colombina e ver a investigação séria, feita e demonstrada, por alguns deles.
    Depois, é claro, há os comentários gratuitos dos anónimos que nem português correcto sabem escrever!

    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco,

    Saber escrever correctamente em português ou não saber, não tem nada a ver com a capacidade de analizar os factos e decidir se esses factos fazem ou não fazem sentido.

    Ao que parece o Francisco aceita que um tecelão de lã humilde e analfabeto naufragando 10 kilómetros da costa de Portugal em Agosto de 1476 conseguiu nadar até a costa, conseguiu aprender Latim, Castelhano, Português, Cosmografia, Cartografia, Algebra, Geometria, Navegação Portuguesa e casar com uma nobre 2 anos depois, cujo casamento requeria a autorização de D. João II e tudo sem ter feito uma só coisa de importância em Portugal.

    O Francisco, como está claro, aceita ao mesmo tempo que esse tecelão de 25 anos esqueceu a sua lingua genovesa a qual não usa em nenhum documento, carta ou escrito, esqueceu os nomes dos locais de Génova os quais não usa um só para nomear os locais no Novo Mundo mas usa sim nomes tão Portugueses como Cabo Verde, Cabo Talhado, Cabo Agulhas, Santa Maria de Belém, etc... e aceita que escondia o seu passado porque era um Judeu que os reis não gostariam de o saber isto ao mesmo tempo que prova-se que eram os reis que escondiam Colon segundo os documentos.

    Tudo muito bem. Seja feliz com os seus factos.

    Eu acredito num nobre português instruido a quem D. João II não só deu a mão em casamento de uma nobre filha de um capitão do rei mas ainda reunia-se com ele para discutir provas de terras ao ocidente e motsrar-lhe como provas as canas enormes que chegaram ás ilhas desde as Américas, para mostrar-lhe a carta de Toscanelli em 1474, para mostrar-lhe as medidas da altura do Sol em 1485, para mostrar-lhe a descoberta do Cabo da Boa Esperança em 1488, para dar-lhe a informação da descoberta do Brazil em 1493 e ainda para chamar-lhe "Nosso Especial Amigo em Sevilha".

    Claro que tudo isto explica muito clarinho a vida de um tecelão analfabeto e genovês.

    Eu é que estou errado e a escever Pseudo-História e não os seus amigos no blog da Pseudo-História Colombina.
    Esses sim. Esses estão a escrver a história.... hmmmm o conto.. corectamente e ainda em muito bom Português.
    Parabéns e sigam em frente porque devem de existir muitos portugueses como o Francisco com a mesma mente.

    Felizmente nem todos somos ovelhas.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  4. Francisco,
    Aqueles historiadores anónimos da Pseudo-História Colombina trocam a pretensa certeza do Colombo português pela pretensa certeza do Colombo genovês e fica sempre tudo na mesma.

    Maurício

    ResponderEliminar
  5. Maurício

    Certezas não há nenhumas, há indícios, apenas, e todos apontam para Génova! Qualquer historiador sério, terá que considerar que há 90% de probabilidades de ele ser genovês! O filho, D. Hernando,quer nas "Historie" quer no seu testamento, indica Génova! Só não vê quem não quer ou não lhe convem!

    Manuel Rosa

    "Ao que parece o Francisco aceita que um tecelão de lã humilde e analfabeto naufragando 10 kilómetros da costa de Portugal em Agosto de 1476 conseguiu nadar até a costa, conseguiu aprender Latim, Castelhano, Português, Cosmografia, Cartografia, Algebra, Geometria, Navegação Portuguesa e casar com uma nobre 2 anos depois, cujo casamento requeria a autorização de D. João II e tudo sem ter feito uma só coisa de importância em Portugal."
    É D Hernando quem o diz, se D. Hernando era um rematado mentiroso, não acredite nele, tem todo o direito, mas depois não venha com o Convento de Santos e as Comendadeiras, pois foi também aldrabice de D. Hernando!

    O mínimo é ser-se um pouquinho coerente

    Francisco

    ResponderEliminar
  6. O filho disse que ele era de Genova?

    Engraçado, tinha a ideia de que ele não disse nada disso e que foi até a Genova procurar por parentes...voltando a Espanha sozinho como partiu.

    Va enganar outros francisquinho

    ResponderEliminar
  7. Caro Francisco,

    A história de Cristóbal Colón está cheia de mentiras "Só não vê quem não quer ou não lhe convem!"

    Eu crivei as mentiras e saí com uma verdade que é diferente da verdade dos outros. E chego a um ponto diferente baseado na nossa história, ancorado na verdade e nos acontecimentos do dia e não tenho que inventar "contos" para que um tecelão analfabeto passe a génio nobre em 2 anos, nem que um homem de 25 anos esqueça a sua lingua materna em 8 anos e não consegue depois esquecer a adoptada lingua Portuguesa em 22 anos.
    O Francisco não vê que nada mas mesmo NADA na história do Genovês faz sentido, nadinha.

    O Francisco que aponte para qual é o documento que prova que o Almirante de Castela era o memso tecelão da Génova. Porque não existe tal documento.

    A verdade dos outros tem levado 500 anos para cimentar e ainda não cimentou. Apenas cimentou para aqueles historiadores que NÂO querem levar o trabalho de rebuscar pela verdade e vão, em vez, aceitando e ladrando "Rui de Pina diz, Resende diz, Barros diz.." mas não podem explicar como é que nenhum deles NÃO nos diz um pio sobre a vida Portuguesa de TÃO GRANDE homem!!!!!
    Calaram-se todos. Deve-se de fazer a pergunta. "Porque se calaram?"
    Por vergonha? Por não saberem? Por serem mandados a se calar?

    "Qualquer historiador sério, terá que considerar que há 90% de probabilidades de ele ser português!" e que a genovesidade era uma coberta bem feita para nos enganar.

    Serviu bem o seu propósito porque ainda hoje o Francisco e outros andam enganados eu já não vou nessa e aqueles que insistem em apontar o dedo para Génova sem primeiro explicarem o que se passou em Portugal negam a realidade deste conto e seguem enganados.

    É só uma questão de tempo para a verdade vir á luz.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo que carinhosamente me chamou Francisquimho

    D. Hernando procurou a família onde? Não foi na República de Génova? Isso seria porquê? Atirou moeda ao ar e caiu ali? E no testamento que diz D. Hernando?

    Ao Manuel Rosa

    Você tem um jeitão para impingir sempre o mesmo discurso! Á gua mole em pedra dura...não fura!
    Que tal aderir ao PCP? Prevejo-lhe um excelente futuro por ali! Melhor que com o tuga do Colombo!Bater sempre a mesma tecla até o adversário desistir de lhe explicar que a sua ultra- hiper- mega conspiração era impossível de esconder!

    Francisco

    Francisco

    ResponderEliminar
  9. "D. Hernando procurou a família onde? Não foi na República de Génova? Isso seria porquê? "

    Mas que burra que vocé é, ou analfabeta.
    Vocé nem ler sabe e ainda quer vir para aqui chatear os outros com a sua fantasia Genovesa. Fique la com o seu cardador de lãs e o seu Berlusconi, ou então se a qualdiade da lã ja não é o que era então mude-se para escocia que ali as ovelhas não lhe devem ser indiferentes!

    Leia bem, eu disse claramente que ele foi para Genova, procurar por parentes, mas que voltou, sem ter encontrado a minima pessoa!!!!
    Pois ele foi a Genova mas de NADA LHE SERVIU E VOCE E UMA AUTENTICA BURRA MARIA SE INSISTE COM ESSE PSEUDO-ARGUMENTO!!

    "E no testamento que diz D. Hernando?"

    Esse testamento, coitada, mas vocé sabe la do que esta a a falar?
    Aquilo é algum testamento?
    Aquilo ja não foi provado ser uma autentica fraude?
    Anda muita desactualizada.

    ResponderEliminar
  10. O apuro da escrita, a mania da perseguição, o desengonço de ideias, o costumeiro insulto, e outros "emigrantismos" inatos, dão para perceber que é o elegante participante das 5h5m AM!Descobriu que o testamento de D. Hernando é falso (!), e tem delírios atordoantes em que vê uma Maria em todos os participantes! Seja ela a espanhola Marinar, seja o meu primo Gonçalo, seja eu, seja...e o J.C.S.J? será a Maria também? Ná, esse conhece-lhe a cara,mas...e os outros do Colombina? Serão a Maria? E, maior probabilidade ainda, será que o Eduardo Albuquerque e a Maria são a mesma pessoa? Era nessa que eu apostava!

    Francisco

    ResponderEliminar
  11. se é assim tão claro que ele é genovês, e que a sua família está identificada, então seria fácil através de testes de adn, prova-lo? não seria?..
    e se é assim tão claro, porque será que em 500 anos ninguém acreditou que ele é italiano........e sempre puseram duvidas sobre os documentos que vieram a publico?
    Com tantas certezas isso não seria fácil de provar?....
    Já sabemos que ele é um óptimo nadador, que aprende línguas com uma facilidade incrível, ao mesmo tempo que esquece outras, e que apesar de ser de uma família humilde trata por tu os réis mais importantes da época.
    Para mim ele até podia ser chinês, agora uma pessoa que descobre um continente novo, e não dá um nome italiano ás terras que encontra.......estranho
    dá que pensar....
    Se calhar tinha medo dos réis católicos como tinha do rei de Portugal.......era um homem cheio de medos.....se calhar....
    Antes que alguém repare e deixe o recado......desde já peço desculpa por algum eventual erro de português......

    Carlos Bessa

    ResponderEliminar